OS BENEFÍCIOS DO AIKIDO



- O estresse físico, emocional e mental vem do desgaste de não conseguirmos o que queremos, vem da insensata quantidade de coisas que desejamos e do encurtamento que damos ao nosso tempo.

- Não há problema algum em desejar algo, o problema começa a aparecer quando a nossa ansiedade pelos resultados tenta abreviar o objetivo desejado.

- É exata a frase : "Se desejar, pode conseguir." , mas o que acontece, é que nós somos dominados pelos nossos desejos.

- Os desejos tem uma identidade própria, ou seja, são eles que dominam nossas ações, não nós que as controlamos.

- Não há nada de errado em colocarmos metas e objetivos em coisas que queremos, o erro está em sermos dominados por isso.

- No Aikido aprendemos a dar tempo para as coisas.

- Com o treinamento, tentamos nos conciliar com as coisas, e não forçá-las à resolução, vamos descobrindo que para tudo existe um ritmo e um tempo, e aprendemos principalmente a relaxar.

- No AIKIDO trabalhamos duro, mas não pelo esforço de se chegar à algum lugar, mas pela dedicação de aprender e melhorar mais e sempre, e assim chegamos ao que queremos, com a diferença que dispomos de saúde e entusiasmo para realmente usufruirmos das nossas conquistas.

- No AIKIDO, quando nos colocamos diante de um problema ou um objetivo não nos tencionamos para encontrar soluções, mas relaxamos mais e mais, desta maneira quando a coisa se resolve, estamos energizados e satisfeitos, sem estresse.

- Do contrário, normalmente chegamos cansados aos nossos objetivos, não tendo energia para comemorar.

- O AIKIDO é a arte marcial do III milênio, pois ela nos torna mais colaborativos, perceptivos, melhor observadores e mais cuidadosos.

- No AIKIDO, não nos opomos a nossos adversários, ao contrário, nos unimos a eles fazendo nascer deste contato algo benéfico para ambos.

- Não precisamos concorrer, mas sim nos ajudar a crescer.

- No AIKIDO aprendemos a ganhar sempre, pois participamos do caminho, e quando estamos realmente participando, estamos descobrindo coisas novas e aperfeiçoando antigas, ou seja, melhorando sempre.