quarta-feira, 8 de novembro de 2017

I SEMINÁRIO EM TRIBUTO A KAWAI SHIHAN - CURITIBA - 11 NOV 2017

AIKIDO KEIKO ORGANIZA SEMINÁRIO EM TRIBUTO A KAWAI SHIHAN


DIA 11 DE NOVEMBRO – SESC DA ESQUINA - CURITIBA
Encontro de Aikido em Curitiba, no SESC – Centro, terá 19 senseis e alunos de vários estados como homenagem ao introdutor no Brasil desta nobre arte marcial sem competição
O introdutor do Aikido no Brasil é o japonês Reishin Kawai (falecido em 2010). Com a presença de vários discípulos de todo o País, os grupos Aikido Kawai – São Paulo, Aikido Keiko (sedes em Curitiba e São José dos Pinhais), em parceria com o Aikido Fudoshin de Curitiba, organizam na Capital no dia 11 de novembro, no Sesc da Esquina - Rua Visconde do Rio Branco 969o  I Seminário em Tributo a Kawai Shihan.


Shihan é um termo para designar professor exemplar. Kawai Shihan chegou do Japão em São Paulo no ano de 1963 com a missão de abrir o primeiro dojo brasileiro. Também foi o criador da União Sul-americana de Aikido, hoje, entidade presente em quase todos os estados brasileiros e consequentemente em dezenas de cidades. De acordo com o mestre do Aikido Keiko, Lincoln Pimpão Ferreira, faixa preta 4º Dan, o Seminário terá 18 senseis, inclusive, muitos que foram alunos diretos de Sensei Kawai.


“Será um dos maiores eventos de Aikido no Brasil e contará com a presença de diversos senseis de até 6º Dan, além da filha de Sensei Kawai, a faixa preta 4º Dan Lilba Kawai. Os participantes também poderão treinar com mestres do Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina”, convida Lincoln Ferreira, militar reformado e ex-boina azul do Exército, que atuou como Força de Paz da ONU em missões na República Dominicana e Haiti.



Lincoln acrescenta que o Aikido praticado nos anos 60 teve atualizações, mas o que foi ensinado por Kawai Shihan continua, com foco no desenvolvimento pessoal, respeito e outras características de crescimento. “Nos últimos anos, muitos pais começaram a procurar as turmas Kids e Teen por entenderem que na briga sempre haverá dois lados perdedores. No Aikido uma criança saberá se proteger sem precisar brigar. Vai aprender a manter a calma diante dos desafios que a vida apresenta, gerando uma sensação de bem estar”, avalia Sensei Lincoln, que coordena mais de 40 alunos curitibanos e são-joseenses.



No Aikido não há pódio
Treinar por décadas e sem disputar uma única medalha. Esta renúncia à competição gera uma dedicação e prazer em se desenvolver tecnicamente que traz cada vez mais praticantes ao Aikido. É uma das únicas, entre as artes marciais tradicionais, em que não há pódio. O aikidoista, ao não buscar troféus e outros objetos de classificação, deixa os pensamentos voltados a se aprimorar para se tornar um bom praticante, além de apoiar os mais novos.



Nascimento do Aikido
A União Sul Americana de Aikido é uma das representantes do Brasil na Fundação Aikikai, instituição máxima do Aikido com sede em Tóquio, Japão. O Aikido foi elaborado por Morihei Ueshiba, nascido em Tanabe (Japão), a 14 de dezembro de 1883, e falecido em 26 de abril de 1969. Os movimentos criados por Morihei são baseados nas espadas dos samurais e na esgrima. Os aikidoistas exercem a luta tipo mãos livres, mas, em aulas específicas, utilizam as espadas de madeira (boken) e os bastões (jo).



SEMINÁRIO EM TRIBUTO A KAWAI SHIHAN
Dia 11 de novembro no Sesc da Esquina, Rua Visconde do Rio Branco 969, das 13h às 19h. Investimento para o treino é de R$ 50,00.
Mais Informações - Sensei Lincoln Ferreira (41) 999058962.



O AIKIDO KEIKO - DOJO CURITIBA está localizado na Rua Desembargador Westphalen, 2201,
Bairro Centro, CEP 80220-030, Curitiba-PR. Fone: (41) 99905-8962

O AIKIDO KEIKO - DOJO SÃO JOSÉ DOS PINHAIS está localizado na Rua Conuncio Carrano, 231, a uma quadra do Terminal Central, São José dos Pinhais, CEP 83035-140, Fone  99905-8962